terça-feira, fevereiro 26, 2013

Mão biônica sensível


MÃO BIÔNICA QUE "SENTE" PROMETE NOVA REVOLUÇÃO DA MEDICINA

22 de fevereiro de 2013

A primeira mão biônica que permite a um amputado sentir o que ele está tocando será transplantada no final deste ano em uma operação inédita que poderá dar início a uma nova geração de membros artificiais com percepção sensorial. A identidade do paciente que receberá essa mão biônica não foi revelada, mas é um homem em torno de 20 anos que vive em Roma e que perdeu parte do seu braço após um acidente, disse o médico Silvestro Micera, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça.

A conexão desta nova mão biônica será por meio do sistema nervoso do paciente. A expectativa é que, com isso, a pessoa será capaz de controlar os movimentos da mão e também sentir sensações de quando tocar algo por conta dos sensores instalados na pele. O médico disse que a mão será ligada diretamente ao sistema nervoso do paciente por eletrodos fixados em dois dos principais nervos do braço, o mediano e o ulnar.

Isso deve permitir ao paciente controlar a mão usando seus pensamentos e também receber em seu cérebro sinais vindos dos sensores da mão. Isso irá originar um fluxo de informação rápido e bidirecional entre o sistema nervoso e a prótese da sua mão.

A ideia é que o paciente use uma mão biônica por um mês para avaliar como ocorre a adaptação ao membro artificial. Se tudo correr bem, um modelo completo estará pronto para testes dentro de dois anos, disse Micera. Uma das questões que ainda não foi resolvida é se os pacientes serão capazes de ficar o tempo todo com um membro conectado ao seu corpo, ou se eles precisarão remover isso periodicamente para um descanso. Outro problema é como esconder os fios dos eletrodos sob a pele do paciente para que eles fiquem menos evidentes, já que eles serão inseridos através da pele e não sob ela. Contudo há planos no futuro para desenvolver uma forma de introduzir os fios de maneira subcutânea.

Artigo relacionado


The Independent

Nenhum comentário: