quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Meteoro em Campos


Físico comenta passagem de suposto meteoro por cidades do RJ

INPE informa que rastros no céu são fenômenos comuns.
Físico diz que fragmentos de meteoro podem ter caído em Campos





Após relatos de moradores de várias cidades do interior do Rio, o Clube da Astronomia de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, comentou a passagem de um meteoro pelo céu da cidade na manhã desta quarta-feira (20). Segundo o professor e físico Marcelo de Oliveira, do Clube da Astronomia de Campos, as chances de fragmentos do suposto meteoro terem caído em Campos seriam grandes. O fenômeno também foi visto no estado do Espírito Santo.
“Nós temos registros de 11h e 11h40, mas como o sol estava muito forte as imagens não são boas. Ainda estou checando para saber o que temos, mas o certo é que é, sim, um rastro que pode ser de um meteoro no céu da nossa cidade. Ele ficou visível por alguns segundos”, disse o professor.
Ainda segundo Marcelo de Oliveira, um grupo de pesquisadores internacionais, do qual ele é integrante, já havia feito um alerta sobre a possibilidade de rastros no céu após a queda de um meteorito na Rússia. Segundo ele, o mesmo grupo registrou imagens de objetos nos céus de outros países. Agora, o objetivo é identificar e localizar o meteoro.
“Nós ainda não sabemos se foi o mesmo meteoro que passou no Espírito Santo e na Região dos Lagos. Vamos começar a investigar e ouvir relatos de pessoas para identificar o local exato. Isso é algo muito raro de acontecer, sabemos que alguma coisa de incomum está acontecendo mas ainda não sabemos o que é˜, disse o astrônomo.
Por causa do alarde do fenômeno visto hoje, o Clube de Astronomia divulgou as imagens da passagem de um outro meteoro, registrado pelos equipamentos do clube, no último dia 15 de fevereiro. As imagens do meteoro desta quarta-feira (20) ainda estão sob análise.
INPE explica que fenômeno é comum
Descoberta na Austrália terceira maior cratera do mundo provocada por meteoritoO especialista José Williams dos Santos Vilas Boas, pesquisador da Divisão de Astrofísica do INPE explicou, por email, o porquê da ocorrência desses fenômenos. Segundo ele, todos os dias milhares de meteoros podem ser vistos caindo no planeta, mas a maioria não pode ser vista a olho nu devido ao pouco brilho que produzem.
Ao longo do ano, a Terra passa por várias regiões no Sistema Solar, que podem concentrar grandes quantidades de partículas, conhecidas como 'meteoroides'. Durantes essas passagens, podem ocorrer chuvas de meteoros, vistas em alguns lugares do planeta. De acordo com Vilas Boas, no momento a Terra está cruzando duas regiões que podem gerar mais meteoros do que o normal e mais brilhantes.
Ele explica que essas regiões se chamam alfa-Centauride e gama-Normides. A primeira fica ativa entre 28 janeiro a 21 de fevereiro, gerando meteoros bastante brilhantes. A segunda região está ativa entre 25 fevereiro a 22 de março e produz meteoros de brilho fraco.
De acordo com o especialista, os rastros vistos nos últimos dias podem estar associados com a chuva de meteoros da região alfa-Centauride, que é vista preferencialmente do hemisfério Sul.
Ele lembra que os meteoros têm tempo de vida muito curto, podendo durar até alguns segundos nos casos de meteoros muito brilhantes ou envolvendo meteoroides de massas grandes, na escala de dezenas ou centenas de quilos.
Para ler mais notícias do G1 Serra, Lagos e Norte, clique em g1.globo.com/intertvrj. Siga também o G1 Serra, Lagos e Norte no Twitter e por RSS.


20/02/2013 11h49 - Atualizado em 20/02/2013 12h18

Moradores dizem que viram 'bola de fogo' no céu do interior do RJ

Moradores viram objeto na manhã desta quarta-feira (20), por volta das 10h.
'Bola de fogo passou e depois explodiu', comenta morador de Cabo Frio.

Heitor MoreiraDo G1 Região dos Lagos
Moradores do interior do Rio de Janeiro dizem que viram uma bola de fogo no céu na manhã desta quarta-feira (20). Paulo de Silva, morador de Cabo Frio, disse que viu um grande rastro amarelo no céu e que logo depois a 'bola' teria explodido.
'' Eu vi na altura da praia do Peró. Eu estava indo pro trabalho, dentro da kombi quando eu vi aquele negócio grande no céu e me assustei. Falei até para o motorista tentar ver, só que ele não conseguiu, passou muito rápido e explodiu. Acho que deve ter caído no mar.'' - disse o comerciante.
Um outro morador de Cabo Frio também disse que viu a movimentação no céu. Segundo Daniel Castro, foi por volta das 10h10 da manhã que um objeto amarelo incandescente atravessou o céu. Minutos depois dois helicópteros da Marinha, ainda segundo ele, teriam passado no local. Ele ligou para a redação do G1, informando que viu a 'bola' no céu e querendo saber se as aeronaves faziam algum tipo de vistoria pra ver se o algo tinha caído em terra ou mar.
'' Eu vi que a bola passou muito rápido e sumiu. Chegou a deixar um pouco de fumaça no céu. Logo depois passaram uns helicópteros da marinha, acho que estavam vendo se tinha caído alguma coisa aqui perto.'' - disse o estudante.
Willliam Gomes, de 40 anos, também viu o fenômeno por volta das 10h. Ele é morador do bairro Âncora em Rio das Ostras e estava em um bar com mais quatro amigos. "A gente viu uma bola de fogo no céu. Foi muito impressionante, muito bonito e rápido. Passou em segundos e não deu nem pra pegar câmera, nem nada. Parecia ouro ou bronze no céu˜.
A assessoria da Marinha do Brasil em São Pedro da Aldeia, disse que ainda não tem conhecimento sobre o assunto e que o sobrevôo das aeronaves no local não teriam a ver com a possibilidade de averiguação de algum objeto que teria caído.
Moradores das cidades de AraruamaCampos dos Goytacazes, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo também disseram que viram a 'bola' no céu na manhã desta quarta (20). Segundo o Clube de Astronomia de Campos dos Goytacazes, houve relatos de avistamento do fenômeno também no estado do Espírito Santo.

Nenhum comentário: