terça-feira, março 11, 2014

A Lenda das Amazonas


 Na mitologia grega, as Amazonas eram uma tribo composta por ferozes mulheres guerreiras, e que viviam na Ásia Menor. Acreditava-se que elas fossem descendentes do deus da guerra, *Ares*. O seu reino chamava-se *Temíscera, *e neste reino, a entrada de homens era completamente proibida. Supõe-se que para poderem se reproduzir, as amazonas mantinham relações sexuais com homens pertencentes à tribos vizinhas. Elas mantinham e criavam apenas as meninas, e os meninos eram mortos, mutilados, se tornavam escravos, ou ainda eram enviados para seus pais.








As Amazonas eram integrantes de uma antiga nação de guerreiras da mitologia grega. Povo mítico de mulheres, governado por uma rainha e não admitindo homens na sua cidade senão como servos. Heródoto as colocou na região do Ponto, parte da atual Turquia, próximo à costa do mar Euxino (o mar Negro). Elas descendiam do deus da guerra Ares (deus da guerra) e da ninfa Harmonia, por isso, as suas paixões eram a guerra e a caça. As Amazonas veneravam, particularmente, a deusa Ártemis, de quem seguiam, escrupulosamente, o exemplo. Em arte, as amazonas são em geral representadas a cavalo, armadas de arco e lança ou com machadinha de dois gumes e escudo.
A primeira rainha amazonas teria se chamado Hipólita (égua solta, indomada). Uma vez por ano, a fim de assegurar a sua descendência, elas visitavam os gargáreos, uma tribo vizinha e aceitavam a união com homens, mas matavam ou mutilavam todos os recém-nascidos do sexo masculino. As filhas, frutos desejados da união, eram treinadas para a guerra; por isso, seus seios direito eram queimados, a fim de lhes permitir manejar o arco mais comodamente. Daí, segundo Heródoto, a palavra Amazonas (de A-Mazós) significar "aquelas que não têm seios". Entretanto, existem inúmeras teorias a respeito da origem da denominação.
Conta a lenda que lutaram contra os gregos em Tróia, mas Aquiles matou uma de suas rainhas, Pentesiléia. Conta-se que logo que ele viu o seu rosto e a sua beleza, sentiu o seu coração atravessado de amor e de piedade. Quando Héracles (Hércules), em um de seus trabalhos, arrebatou o cinturão da rainha Hipólita, e sua irmã Antíope foi raptada por Teseu, As Amazonas, em represália, invadiram Atenas, onde foram aniquiladas.
Essa lenda clássica foi revivida no século XVI, quando o explorador espanhol Francisco de Orellana, ao descer pela primeira vez o rio que em território brasileiro se chamaria depois rio "das amazonas", afirmou que combatera uma tribo de mulheres guerreiras. Uma das versões da lenda revivida relata que As Amazonas iam apanhar no fundo do rio, para dar a seus noivos, como fetiche, os "muiraquitãs" ou pedras verdes, como penhor de felicidade eterna.
A lenda das Amazonas não se popularizou no Brasil, mas, a Amazônia e o rio Amazonas se transformaram em lenda mundial, pela imensa riqueza e potencial natural que guardam. ®Sérgio.

Leia Também (clique nos links):

A Virgem do Poço
A Lenda do Diabo Na Garrafa
As Lendas Politicamente Incorretas.
A Lenda da Formiga Saúva.
A Lenda Sioux.
A Lenda do Vinho.
__________________________________________
Para maiores informações sobre o assunto ver: NÉRI, Frederico José de Santana. O país das amazonas. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979. / PEREIRA, Franz Kreüther. Painel de Lendas & Mitos da Amazônia. Belém-Pará:2001. / ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte sempre!

Ricardo Sérgio
.

Nenhum comentário: