quarta-feira, março 06, 2013

Lenda da Lagoa da Princesa

Colaboração: Ana Biselli, do Blog 1000 Dias

A lenda da lagoa da Princesa


BrasilPará, Algodoal
A Praia da Princesa possui uma lenda que muitos pescadores juram ser reais. Dois pescadores estavam na praia à noite puxando a rede, quando viram uma mulher maravilhosa se aproximar deles, olhar o que estavam fazendo e de repente desapareceu. Os dois não acreditaram, mas aquela era a mulher mais bonita que já haviam visto “parece uma princesa”. Foi mais ou menos assim que surgiu o nome da praia e a lenda de que sob estas águas existe um Reino onde vive esta princesa. A história é contada pelos pescadores como o Seu José Cristo, do bar La Dune. Seu José não só gosta de contar a história como um relato real, como já criou diversas canções sobre a Praia da Princesa, local onde nasceu e vive até hoje.
Aqui todos dizem que os caminhos para a lagoa ou a trilha para Fortalezinha são difíceis. Eles “criam dificuldades para vender facilidades”, como diz o policial corrupto do Tropa de Elite. Muitos moradores têm como renda o turismo, são guias, canoeiros, barqueiros, etc. Os furos não podem ser atravessados a nado, pois algumas pessoas já morreram, as trilhas são perigosas ou pela dificuldade de encontrar o caminho ou por ocorrerem assaltos. Enfim, depois de ouvir tudo isso é claro que você irá contratar um guia por 40 ou 50 reais ao dia. Em um país estrangeiro eu pagaria, mas aqui resolvemos ir sozinhos, pegamos algumas dicas com o pessoal da pousada, afinal não poderia ser tão complicado assim. Os alemães resolveram nos acompanhar, já que acharam que estariam sendo passados para trás por serem estrangeiros, quando o guia pediu 50 reais. 

O dia amanheceu chuvoso, mas sem internet e com pouco tempo não podíamos perder um minuto. Nos preparamos para sair mesmo com chuva e foi só colocarmos os pés para fora da pousada que o céu ficou azul e o sol brilhou como não víamos a dias!
Cruzamos nosso primeiro “furo” como são conhecidas as barras dos igarapés aqui no Pará e seguimos andando para a Praia da Princesa. Já no barco que cruza o furo conhecemos 5 alemães, intercambistas de uma universidade alemã do curso de assistência social. Logo se uniram a nós na caminhada para a Lagoa da Princesa.

Atravessamos os primeiros quilômetros de praia até o último bar, há mais um depois do Bar das Pedras, e lá encontramos a trilha que nos leva à Lagoa da Princesa. Única lagoa perene, da ilha, difícil acreditar, já a trilha estava completamente alagada. Este é um dos motivos pelo qual está se iniciando uma campanha pelo turismo consciente da lagoa, pois é a única fonte de água para os animais da ilha durante o verão. Nesta mesma época a lagoa de águas vermelhas (cor de coca-cola), recebe milhares de turistas e a farofa rola solta, lixo e a poluição por xixi, protetores solares, etc, tornam a água cada vez menos própria para o consumo dos animais. 

Confesso que andar até a lagoa abaixo de sol, torna-a ainda mais convidativa para o banho, por isso, não usem protetor solar e usem as dunas e moitas para o xixi. Se cruzarem as dunas e explorarem um pouco irão encontrar outras lagoas. Não precisam ir longe, na duna vizinha tem uma lagoa verdinha, ela fica ainda mais destacada, pois praticamente todas as lagoas são vermelhas. Retornamos calmamente pela praia, encontramos novamente o Seu José Cristo que nos deu depoimentos e gravou uma de suas músicas para colocarmos no site. O sol aos poucos foi indo embora e nós fomos com ele. Cruzamos novamente o furo, agora a pé, longe de onde dizem ser forrado um pequeno peixe com esporão venenoso. 
Aos poucos vamos aprendendo mais e mais sobre a cultura, as preocupações diárias e a vida de cada povoado que visitamos. É incrível a quantidade de coisas, informações, animais, histórias, personagens que existem nesse mundo e mesmo nos dedicando a explorar esse continente durante 1000dias, não chegaremos a conhecer nem a 1% delas... 

Nenhum comentário: