segunda-feira, abril 29, 2013

A Mitologia Hindu


Ganesha é o deus mais adorado da mitologia Hindu. Sua imagem pode ser encontrada em painel dos transportes, na entrada de lojas comerciais e na casa das pessoas. Ele oferece proteção e apoio aos que são seus devotos.
Suas características são o conhecimento, a sabedoria e a remoção dos obstáculos. É sempre lembrado no início de alguma missão ou em um novo projeto para se ter a benção.
Ganesha tem quatro braços e a cabeça de um elefante, que significa fidelidade e inteligência. Seu veículo é um pequeno rato. Em uma de suas mãos ele carrega uma corda para carregar os devotos da Verdade. Na outra mão tem uma machadinha para libertar seus devotos dos apegos e dos vícios. Na terceira mão tem um doce a fim de gratificar seus devotos por suas atividades espirituais. E na quarta mão, uma flor de Lótus que simboliza a realização do seu verdadeiro Eu.
Ganesha é representado com um dente só. O outro, ele teria arrancado para escrever o Mahabharata.
Há uma lenda que diz que quando Shiva e Parvati, pais de Ganesha e Skanda, tiveram que decidir qual dos filhos casaria primeiro, disseram para eles que aquele que desse a volta ao mundo primeiro logo se casaria. Skanda rapidamente partiu veloz como o vento para não perder tempo. Ganesha saudou seus pais primeiro e depois deu sete voltas ao redor dos dois. Ao terminar, seus pais lhe perguntaram o que havia feito. E Ganesha respondeu: Não sois vós o Universo? E não dizem os Veda que aquele que faz sete prakshina em torno dos pais tem mais valor do que os que dão sete voltas ao mundo? Com este argumento Ganesha foi o primeiro a se casar.
fonte do texto e fotos: Agenda Esotérica

Ter um elefante em casa


O Elefante é símbolo de força, lealdade, longevidade, felicidade e também de ambição. Ele transmite poder e determinação de vencer.

No Oriente eles carregam reis e rainhas e por isso, estão associados à nobreza e a realeza.

Quando há num brasão a figura de um elefante, quer dizer que aquela é uma pessoa digna, sábia e confiável. 

Ter um elefante em casa, a imagem de um, é símbolo de proteção contra energias negativas, permanecendo de costas para a porta de entrada. Mas quando a questão é financeira e queremos que o elefante proporcione os meios  de boas entradas de dinheiro para o lar, dizem os árabes que devemos colocá-lo de frente para a porta de entrada da sala quando ele está com a tromba levantada. Ao contrário quando a tromba está para baixo, ficando  de bumbum para a porta.

Também se diz que o elefante ajuda a fortalecer a saúde e facilita os assuntos ligados à dinheiro. Para favorecer a vida amorosa, é bom usá-lo como pingente. Mas se a sua preocupação for o trabalho, coloque um elefante na sua gaveta. É uma forma de proteger suas finanças. 

Deus Ganesha

Com corpo de menino e cabeça de elefante, este deus remove obstáculos
A tradição indiana está na moda, seja por conta da novela "Caminho das Índias" ou pelo filme "Quem quer se um milionário?". E entre tantos costumes e tratamentos diferentes, uma peça chama a atenção de qualquer ocidental: a presença da imagem de um menino com corpo de humano e cabeça de elefante em todos os lares da Índia.
Conhecido como Ganesha, ele é o deus protetor de todos os seres, capaz de remover os obstáculos do caminho.
História
Ganesha tem o corpo de menino e a cabeça de elefante devido a um equívoco de seu pai, o deus Shiva. Após degolar seu filho, Shiva saiu em busca da cabeça do primeiro ser vivo que encontrasse para atender ao pedido de Parvati, mãe de Ganesha. O primeiro ser vivo encontrado foi um elefante recém-nascido. E, assim, Ganesha viveu: com o corpo de ser humano e a cabeça de elefante. Também a pedido de Parvati, Ganesha é o primeiro reverenciado em qualquer cerimônia até hoje.
Pedidos
Adorado na Índia, Ganesha é invocado para remover obstáculos e trazer sabedoria para enfrentar os desafios da vida. Ele seria capaz de auxiliar as pessoas a enxergar os problemas com mais clareza.
Os hindus se conectam com esse deus entoando seu mantra "Om Gam Ganapataye Namah", que pode ser traduzido como "Saúdo-te senhor Ganesha", diante de um pequeno altar com a imagem da divindade e oferendas. Quando o pedido é atendido, as pessoas oferecem doces para Ganesha.

Nenhum comentário: